Cannes 2012, Dia 4

O toque feminino do violento Lawless: Mia Wasikowska e Jessica Chastain.
Em 2012, os gangsters voltam a estar em evidĂȘncia. O primeiro filme do subgĂȘnero a ser conferido pela imprensa foi Lawless, do australiano Jill Hillcoat, diretor de A Estrada. O cenĂĄrio Ă© o de sempre, uma cidade sem lei, o nome evidencia, cheia de magnatas do crime, papĂ©is que foram entregues a Guy Pearce e Gary Oldman.

No elenco do longa e marcando presença no festival, Tom Hardy, Shia LaBeouf, Jessica Chastain, Mia Wasikowska, Jason Clarke e, jĂĄ comentado, Guy Pearce. A ausĂȘncia sentida ficou por conta de Gary Oldman que, apesar do pequeno papel no filme, recebeu muitos elogios na sessĂŁo deste sĂĄbado, 19. 

Tom Hardy respondeu Ă s perguntas sobre Lawless na coletiva.
A coletiva de imprensa contou com elenco, diretor e roteirista, Nick Cave, que escreveu O Assassinato de Jesse James, de Andrew Dominik, que tambĂ©m apresentarĂĄ seu novo filme nesta edição do festival. Cave se baseou no romance de Matt Bondurant para escrever Lawless. "Gostei do ambiente do livro, gostei da histĂłria de amor e da violĂȘncia excessiva. A conjugação desses elementos me interessou. HĂĄ sentimentos, mas tambĂ©m uma violĂȘncia muito crua. A violĂȘncia muitas vezes no cinema Ă© algo de chato. Mas hĂĄ uma maneira de a tratar. Isto, John Hillcoat faz como ninguĂ©m. Ele encontra uma maneira excitante e refrescante de trazer esses elementos.", disse o roteirista.

Durante a entrevista surgiram comparaçÔes aos clĂĄssicos westerns de Sergio Leone, gĂȘnero que tambĂ©m Ă© flertado por Hillcoat em Lawless. O diretor explicou: "Adoro Leone. Inspirei-me em Era uma vez na AmĂ©rica, assim como em Bonnie e Clyde (este Ă© de Arthur Penn), sobretudo a fotografia. Queria compreender bem a Ă©poca nessa regiĂŁo dos Estados Unidos.".

O longa traz como plot a histĂłria dos irmĂŁos Bondurant (Hardy, LaBeouf e Clarke), que sobreviviam na Ă©poca da Lei Seca graças ao comĂ©rcio ilegal de bebidas. Os trĂȘs acabam enfrentando dificuldades com o surgimento de duas figuras emblemĂĄticas na cidade, o oficial vivido por Guy Pearce, e um gĂąngster, interpretado por Gary Oldman.

Guy Pearce respondeu a perguntas sobre seu papel, que recebeu reaçÔes entusiasmadas dos presentes. "Tinha que estar Ă  altura. Havia alguma coisa nessa personagem, tudo Ă  volta dele parece enojĂĄ-lo, Ă© presunçoso, tem uma visĂŁo obscura do mundo. A sua aparĂȘncia segue o mesmo caminho.", disse o ator que recentemente ganhou um Emmy pelo seu desempenho em Mildred Pearce, de Todd Haynes, projeto da HBO protagonizado por Kate Winslet.

As personagens femininas tambĂ©m foram alvos de perguntas.Sobre sua personagem, Chastain, que esteve no ano passado apresentando o grande vencedor da Palma de Ouro A Árvore da Vida, disse: "Como ela tem muita experiĂȘncia, tem um jeito forte. É interessante de ver a relação com Forrest (Tom Hardy), que Ă© tĂŁo violento, mas quase feminino em sua reação a ela. EntĂŁo os papeis sĂŁo trocados.”.

Tom Hardy, que aqui trabalha com Gary Oldman pela terceira vez, jĂĄ que Ă© o vilĂŁo Bane de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge e contracenou com o ator em O EspiĂŁo que Sabia Demais, falou sobre o ator, mesmo com sua ausĂȘncia: "Na primeira vez, em O EspiĂŁo que Sabia Demais, eu basicamente tinha de olhar para ele, o que foi bom, porque para mim ele Ă© Deus. No Cavaleiro das Trevas Ressurge, eu meio que estava interpretando Deus, entĂŁo pude dar umas surras. Ele Ă© meu herĂłi.".

Da esquerda para a direita, Shia LaBeouf, Jason Clarke, Tom Hardy, Jill Hillcoat e Jessica Chastain.
O filme irĂĄ estrear no final da temporada de verĂŁo norte-americana, no dia 31 de agosto. NĂŁo sei se Cannes era espaço para um filme como Lawless, o que pode comprometer sua aceitação entre o jĂșri. A crĂ­tica foi, no geral, positiva, mas nada entusiasmada com o filme. Veja o que foi dito sobre o longa:

"O filme Ă© cheio de violĂȘncia visceral. No entanto, abre espaço para a doçura de seus personagens atravĂ©s de um talentoso elenco.", David Rooney, The Hollywood Reporter

"É um bom filme, mas parece ter mais chances em termos de trofĂ©us nas categorias de atuação mesmo.", Mariana Morisawa, IG e Revista Preview.

Assista ao trailer abaixo:

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,CrĂ­tica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,ListĂŁo,34,MatĂ©ria Especial,28,Mostra SP,6,NotĂ­cias,39,Podcast,3,PrĂ©via,77,Radar CrĂ­tico,20,RecomendaçÔes,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,VĂ­deo,10,VilĂ”es que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Cannes 2012, Dia 4
Cannes 2012, Dia 4
http://2.bp.blogspot.com/-qbEM5EDASWk/T7eZ_KJk6uI/AAAAAAAAL8Q/1zWH4ltzyAo/s400/thumbCAV85ZEJ.jpg
http://2.bp.blogspot.com/-qbEM5EDASWk/T7eZ_KJk6uI/AAAAAAAAL8Q/1zWH4ltzyAo/s72-c/thumbCAV85ZEJ.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/05/cannes-dia-4.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/05/cannes-dia-4.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código