Apenas uma Noite


Sam Worthington e Keira Knightley analisam a relação em Apenas uma Noite.
Antes deste Apenas uma Noite, a iraniana Massy Tadjedin havia roteirizado Camisa de Força, thriller psicológico no qual Adrien Brody viveu um veterano de guerra encaminhado para uma instituição destinada a pacientes com problemas mentais. O personagem subitamente desperta neste local e se descobre como uma cobaia de um experimento misterioso. Apenas uma Noite é sua estreia na dupla função - roteirista e diretora - e também sua estreia no comando de um longa-metragem. Tadjedin cumpre satisfatoriamente os dois cargos que ocupa aqui. Se como roteirista ela demonstra uma pertinência em diálogos e na construção psicológica de seus personagens, como diretora aprende que, no caso de Apenas uma Noite, quanto menos interferência com ângulos e cortes, melhor. O filme em questão pede uma abordagem intimista. Tadjedin realiza um trabalho interessantíssimo compreendendo os limites de sua narrativa e não prolongando a trama mais do que deveria. A diretora torna seu trabalho um daqueles velhos clichês: "um pequeno grande filme".

Apenas uma Noite traz como centro de sua narrativa um jovem casal que compartilha o mesmo teto há três anos. Joanna e Michael são apaixonados um pelo outro, mas colocam o matrimônio à prova ao cogitar a infidelidade no relacionamento. Michael começa a sentir atração física por uma colega de trabalho e Joanna reencontra um antigo namorado. Ao utilizar este quadrado amoroso, Massy Tadjedin aproxima seu filme de Closer - Perto Demais, adaptação da peça teatral de Patrick Mabber, dirigida por Mike Nichols em 2004. No entanto, a cineasta pretende ser bem mais objetiva em sua temática em Apenas uma Noite: a discussão aqui gira em torno da fidelidade, ou da falta de.  

Personagem de Keira Knightley se deixa levar por paixão antiga, vivida pelo francês Guillaume Canet.
Neste ponto, o longa aproxima-se mais de De Olhos bem Fechados, de Stanley Kubrick. Massy é bem clara com seu filme: ser fiel nada tem a ver com a existência de um casamento ou com amar alguém. Trata-se de uma opção. O amor entre Joanna e Michael não os tornam imunes aos estímulos alheios, ao interesse por outras pessoas, enfim, a sentirem-se tentados a trair. A fidelidade não é um valor ou um estandarte adquirido instantaneamente com o compromisso conjugal e é preciso muita maturidade para compreender como esta dinâmica amorosa funciona. Algo que talvez os personagens do longa não tenham, já que tanto Michael quanto Joanna são consumidos pela culpa e pelos sentimentos reprimidos. Aqui, o casamento é uma espécie de gaiola e sufoca os verdadeiros anseios dos personagens principais.

A condução de Tadjedin é impecável, lança um olhar no casal principal, Joanna e Michael, vividos por Keira Knightley e Sam Worthington. A edição é ainda mais interessante ao alternar cortes entre as falas de Joanna e o flerte de Michael e Laura no segundo ato do filme. O quarteto de atores está muito bem, em especial Keira Knightley e Guillaume Canet. Knightley, como de praxe, funciona melhor quando evita os excessos. Já o francês Guillaume Canet traz nuances determinantes para entender as motivações das escolhas passadas de seu personagem.

 
Sam Worthington é tentado pelas curvas de Eva Mendes na piscina do hotel.
Apenas uma Noite é um singelo estudo sobre relacionamentos amorosos. Inteligente e, na grande maioria das vezes, sincero em suas conclusões, o longa junta-se a uma gama contemporânea de interessantes e subestimados dramas sobre relacionamentos amorosos, como Closer - Perto Demais, Amantes e, claro, De Olhos bem Fechados. Massy Tadjedin cria um intrincado núcleo de personagens e leva-os ao limbo. A cineasta comprova:  não há nada pior do que a culpa em matéria de conflitos amorosos.



Last Night, 2011. Dir.: Massy Tadjedin. Roteiro: Massy Tadjedin. Elenco: Keira Knightley, Sam Worthignton, Guillaume Canet, Eva Mendes, Griffin Dunne, Anson Mount, Daniel Eric Gold, Stephanie Romanov, Scott Adsit, Justine Cotsonas. 93 min. Vinny Filmes.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Apenas uma Noite
Apenas uma Noite
http://4.bp.blogspot.com/-GEFADxL9b6w/T8rCS4ggdLI/AAAAAAAAMEk/qiXbEsN5rZM/s400/sam-lastnight-17.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-GEFADxL9b6w/T8rCS4ggdLI/AAAAAAAAMEk/qiXbEsN5rZM/s72-c/sam-lastnight-17.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/06/apenas-uma-noite.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/06/apenas-uma-noite.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código