A caixa de Pandora

Prometheus
Em 1979, Ridley Scott conquistou o mundo com Alien - O Oitavo Passageiro, antes mesmo de tornar-se cult com Blade Runner. Alien era um longa de terror disfarçado de ficção-científica que trazia uma tripulação sendo dizimada no espaço por uma criatura apavorante. Prometheus, por mais que o diretor insista em distinguí-lo do filme de 1979, é um prequel de Alien, conta a origem da criatura. O longa também é uma tentativa do cineasta de retornar a um gênero pelo qual é reconhecido, após desastres recentes em sua carreira, como Robin Hood Rede de Mentiras. Scott queria retornar com o que sabe fazer de melhor: ficção-científica. E se Alien usava o gênero pela tangente, Prometheus é uma ficção-científica sem "rapapés".

Em Prometheus, uma nova tripulação protagoniza eventos nada agradáveis no espaço. Os cientistas vividos por Noomi Rapace e Logan-Marshall Green lideram uma expedição a um inóspito planeta em busca de uma civilização que teria dado origem aos humanos. Durante a investida, a tripulação da nave Prometheus - nome dado em referência ao Deus da mitologia grega que criou o homem -, acaba passando por uma série de situações que põe em risco seu retorno à Terra. Antes de chegar aos pontos positivos do filme, vamos às suas fragilidades. Na verdade, a experiência de assistir Prometheus é drasticamente comprometida por um grande equívoco do roteiro. Digo drasticamente porque é inevitável que qualquer entrave no roteiro afete substancialmente o filme.

Charlize Theron comanda a tripulação como a fria Meredith Vickers.
Prometheus tenta (vejam bem, tenta) teorizar sobre a origem da humanidade ao invés de entregar-se ao ponto forte do longa, a dinâmica entre a tripulação e os eventos da expedição. Ridley Scott quis tornar Prometheus maior que Alien - O Oitavo Passageiro, tranformando-o em uma versão mais blockbuster de 2001 - Uma Odisseia no Espaço. No entanto, o filme ganha muito mais quando Scott se entrega à atmosfera apavorante que soube empregar em Alien e que aqui aplica muito bem. Alguns diálogos são constrangedores e a motivação de alguns personagens são frágeis (se submeter a certos perigos apenas pelo prazer da descoberta científica é um pouco questionável). Prometheus filosofa sobre a criação dos seres humanos, mas não oferece respostas ou questionamentos convincentes para o público.

Mas o filme consegue suprir as deficiências do roteiro com a direção de Ridley Scott. O cineasta torna Prometheus uma verdadeira bomba relógio, empregando um ritmo bem parecido ao de Alien, com o benefício de contar agora com um orçamento bem maior e caprichar em efeitos especiais, maquiagem e direção de arte. O elenco também é um ponto forte do filme. A nova heroína, Noomi Rapace, anunciada como a nova Sigourney Weaver, traz vigor para a personagem sem deixar de ser feminina, uma característica que escapa com muita facilidade das mãos das intérpretes femininas no gênero. Michael Fassbender também tem um desempenho interessantíssimo como o andróide David, uma interpretação estritamente técnica que exigiu do ator controle sobre sua voz e seus gestos e neutralidade no terreno das emoções. Já Charlize Theron, no ano mais atribulado de sua carreira, interpreta a vilã do longa (não esqueçam que ela foi, de longe, a melhor coisa em Branca de Neve e o Caçador e foi injustiçada por não ter sido indicada ao Oscar por seu desempenho formidável em Jovens Adultos). No entanto, a personagem da sul-africana não é um protótipo de vilã e a atriz consegue dar  contornos interessantes e complexos a Meredith Vickers, realçando sua natureza egocêntrica e o fato de ser um completo "peixe fora d'água" na tripulação, um fator determinante para a motivação de seus atos. 

O andróide vivido por Michael Fassbender descobre os criadores. 
A ponte entre Prometheus e Alien - O Oitavo Passageiro satisfaz os fãs do primeiro filme da série protagonizada por Sigourney Weaver. No entanto, fica óbvio que o longa tinha potencial para ser mais do que é se ganhasse um melhor tratamento no roteiro. A certeza que fica é que Ridley Scott é um grande diretor para o gênero, talvez um dos melhores, se não o melhor. Prometheus é tenso e vivo como experiência cinematográfica, coisa que poucos filmes com seu escopo conseguem. O diretor, mestre da ficção-científica, retorna para a sua zona de conforto e nos mostra do que é capaz. Scott abre sua caixa de Pandora e revela a origem do mal, o início do tormento de Ripley e do fascínio de cinéfilos de todo o mundo por Alien.



Prometheus, 2012. Dir.: Ridley Scott. Roteiro: Jon Spaihts e Damon Lindelof. Elenco: Noomi Rapace, Michael Fassbender, Charlize Theron, Logan Marshall-Green, Idris Elba, Guy Pearce, Sean Harris, Patrick Wilson, Rafe Spall, Emun Elliott, Benedict Wong. 124 min. Fox.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: A caixa de Pandora
A caixa de Pandora
http://1.bp.blogspot.com/-be7ZPtoDdd4/T9UbCylQvQI/AAAAAAAAMG4/ZClQS4IuijI/s400/img-prometheus_174040498662_jpg_article_singleimage.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-be7ZPtoDdd4/T9UbCylQvQI/AAAAAAAAMG4/ZClQS4IuijI/s72-c/img-prometheus_174040498662_jpg_article_singleimage.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/06/caixa-de-pandora.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/06/caixa-de-pandora.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código