Vingador do futuro

Com Looper - Assassinos do Futuro, Rian Johnson cria um dos filmes mais originais e surpreendentes do ano



Rian Johnson é um diretor relativamente novo na indústria. Entre curtas e episódios de Breaking Bad, dirigiu Vigaristas, comédia non sense com Rachel Weisz e Adrien Brody de 2008, e A Ponta de um Crime, filme com Joseph Gordon-Levitt que ainda precisa ser descoberto. Parece que tudo foi um ensaio que nos levaria a Looper - Assassinos do Futuro, seu grande trabalho até o momento e um dos filmes mais interessantes e "malucos", no melhor sentido da definição, do ano. O longa aposta alto em conceitos nada convencionais e na narrativa não linear e acerta em tudo.

Looper é uma ficção científica que se passa em 2044 e conta a história de uma sociedade formada por pessoas com poder de telecinese e um grupo de assassinos. Joseph Gordon-Levitt faz um desses assassinos. Ele descobre que uma de suas vítimas é ele mesmo, só que no futuro, personificado por Bruce Willis. Os dois acabam forçadamente se unindo e terão que matar um indivíduo com poderes para provocar destruição em massa, chamado Rainmaker. Contar mais que isso seria estragar mais da metade do delicioso entretenimento que é Looper.


 O tema central é comum a filmes do gênero, mas apresenta desdobramentos bem interessantes aqui. O roteiro afiado de Johnson nos propõe - e a seus personagens - o questionamento sobre nossas escolhas e a realização do desejo unânime de reescrever a própria vida. Com elementos aparentemente dissonantes, Rian Johnson consegue atar as pontas de sua trama em um catártico terceiro ato beneficiado pelas interpretações de Emily Blunt e do garoto Pierce Gagnon, muito interessante em cena. Como um todo, o filme possui diálogos interessantes e elementos atraentes e ricos para uma distopia que não mede esforços e ambições, todas recompensadas.

Joseph Gordon-Levitt e Bruce Willis estão interessantes ao inserirem, em suas respectivas composições, reconhecidas marcas gestuaisum do outro (Levitt de Willis e Willis de Levitt). Esse trabalho é especialmente bem executado por Gordon-Levitt que absorveu os trejeitos de Willis sem tornar seu personagem uma caricatura do eterno John McClane. No entanto, o" coração" do filme está mesmo na relação entre os personagens de Emily Blunt e Pierce Gagnon e como Levitt se encaixa nesse contexto. Gagnon é um daqueles meninos prodígios sem as afetações comuns a crianças que começam muito cedo no cinema. Já Emily Blunt traz a devida profundidade a sua personagem, mostrada no longa como uma mulher que tenta reconstruir sua vida através dos laços afetivos com seu filho, a quem protege com admirável dedicação, um trabalho excepcional da atriz que revela seu empenho nos mínimos detalhes (a cena em que Sara simula estar fumando um cigarro é uma evidência disso, por exemplo).


Não sei o que o destino reserva a Looper. Será reconhecido em premiações? E a recepção do público? O presente/passado não costuma ser justo com ficções científicas, especialmente produções desse calibre (Filhos da Esperança e Blade Runner estão aí para provar). A resposta costuma vir com o tempo. No entanto, a boa recepção em sua estreia e na sessão do último Festival de Toronto (com muito buzz para o próximo Oscar) é um indicativo de que Looper pode quebrar essa resistência boba. Assim esperamos pois não há nada melhor do que uma ficção científica quando bem contada. 



Looper, 2012. Dir.: Rian Johnson. Roteiro: Rian Johnson. Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Paul Dano, Jeff Daniels, Pierce Gagnon, Noah Segan, Piper Perabo, Tracie Thoms, Frank Brennan, Garret Dillahunt, Marcus Hester. 118 min. Paris Filmes.

COMENTÁRIOS

BLOGGER: 1
Loading...
Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Vingador do futuro
Vingador do futuro
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWgEIxL45yBjSX8fhTM2iA1-GVbQLVR5jWEkamvsWgdBjhaB-7rAnaq313YU2G7zcHm9HQ7SkbwHa0ohLWltSiKjjjrlcS23utmnvPiTU5FnU1KfPfCenSH0_zKT-q3z7TtfgQ1Po4izc/s400/looper-joseph-gordon-levitt.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWgEIxL45yBjSX8fhTM2iA1-GVbQLVR5jWEkamvsWgdBjhaB-7rAnaq313YU2G7zcHm9HQ7SkbwHa0ohLWltSiKjjjrlcS23utmnvPiTU5FnU1KfPfCenSH0_zKT-q3z7TtfgQ1Po4izc/s72-c/looper-joseph-gordon-levitt.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/09/duas-faces-de-uma-mesma-moeda.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/09/duas-faces-de-uma-mesma-moeda.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código