Irmãos metralha

John Hillcoat acerta com Os Infratores, entretenimento para adultos que mistura western e gangster movie


Os Infratores é a junção de dois gêneros cinematográficos genuinamente norte-americanos: o western e os filmes de gângsters. Como o diretor John Hillcoat conseguiu fundir esses dois legados ianques? Simples, sua trama é ambientada durante a depressão americana, época na qual lendas como Al Capone já estavam estabelecidas nas grandes cidades e pequenos povoados do interior tentavam sobreviver em meio a pobreza e violência do país. Nesse contexto, surgem os irmãos Bondurant, em Franklin County, na Virgínia. A família se mantém com um comércio ilegal de bebidas, que logo enfrenta a tirania de poderosos impressionados com a persistência e a resistência dos irmãos frente a uma realidade completamente desfavorável.

Com esse filme, John Hillcoat realiza um trabalho eficiente através de uma trama que dialoga com elementos do gênero - talvez um dos melhores trabalhos contemporâneos nesse sentido - e consegue se sustentar aos olhos do espectador, independente do repertório que este venha ter. O diretor soube fazer uma trama fluida, que aproveita a mise en scène para trazer enquadramentos inteligentes, que estão sempre à serviço do filme. Trata-se de um trabalho infinitamente superior ao pretensioso e arrastado A Estrada, filme anterior de Hillcoat que acabou se revelando uma grande frustração.



Os Infratores é um Hillcoat mais bem resolvido, longe das amarras da expectativa em torno da transposição que foi gerada em A Estrada. O diretor parece mais à vontade e disposto a acompanhar as orientações de seus próprios personagens, são ele que norteiam Hillcoat e sua câmera aqui e não o contrário. Hillcoat cria uma atmosfera hostil e melancólica, evidenciada pelo excesso de tons pasteis em cenários e figurinos que vão da isolada taberna dos Bondurant à propriedade dos Minnix. Sabiamente, essa atmosfera é rompida por dois personagens, a Maggie Beaufford de Jessica Chastain, forasteira naquele ambiente (uma personagem feminina que é tradição no gênero), e o vilão assustador vivido por Guy Pearce, Charlie Rakes. Enfim, o diretor e sua equipe não pouparam esforços para trazer um trabalho completo nesse sentido, um filme no qual todos os detalhes são pertinentes na construção de sentidos. Isso é tão raro...

No elenco, cabe destacar a formidável performance de Tom Hardy como o calado e involuntariamente heróico Forrest Bondurant, uma impecável composição do ator que mais uma vez aposta em estratégias como postura e impostação de voz para construir um personagem memorável (vale lembrar que Hardy também esteve este ano em Guerreiro e Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, no último como o vilão Bane). Shia LaBeouf está, como de praxe, eficiente na pele do Bondurant mais novo, que amadurece muito ao longo do filme. O longa também conta com Jessica Chastain (mais linda do que nunca) e Gary Oldman (um papel pequeno, mas marcante). Contudo, cabe destacar a assustadora interpretação de Guy Pearce como o perturbador (e perturbado) Charlie Rakes, grande vilão do longa.


Assim, Os Infratores consegue ser um entretenimento recomendável. O longa flerta abertamente com a old school de Hollywood sem perder de vista os benefícios da contemporaneidade, que permite olhar para esse tipo de material com outra perspectiva. Apesar de tropeçar no desfecho, prolongando uma sequência que poderia ser evidentemente encurtada, Hillcoat é inteligente ao apostar no teor nada realista e violento da "lenda" dos Bondurant. Os Infratores também é um trabalho muito bem executado por ser a primeira oportunidade que o diretor teve de mostrar seus recursos, sem que suas pretensões se sobrepusessem à própria trama.




Lawless, 2012. Dir.: John Hillcoat. Roteiro: Nick Cave. Elenco: Tom Hardy, Shia LaBeouf, Jessica Chastain, Guy Pearce, Mia Wasikowska, Gary Oldman, Jason Clarke, Dane DeHaan, Chris McGarry, Tim Tolin, Bill Camp, Noah Taylor. 116 min. Imagem Filmes.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,270,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Irmãos metralha
Irmãos metralha
http://3.bp.blogspot.com/-iVqXsw1bmPc/UE_jfPInDUI/AAAAAAAANGA/LRiqmyRy3R4/s400/lawless_movie-image-593x375.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-iVqXsw1bmPc/UE_jfPInDUI/AAAAAAAANGA/LRiqmyRy3R4/s72-c/lawless_movie-image-593x375.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/10/irmaos-metralha.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/10/irmaos-metralha.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código