Cada louco com sua loucura

O ousado Holy Motors, de Leos Carax, discute o lugar do artista na descartável sociedade contemporânea 


Um ator percorre toda Paris em sua limousine, um camarim improvisado, assumindo vários personagens. De velha pedinte a  banqueiro e representante repugnante e subversivo da arte, Monsieur Oscar é o típico artista contemporâneo entregue naturalmente ao mecânico processo assumido pela produção artística nos nossos tempos em Holy Motors. Entregue ao "sistema", mas sem perder o teor artístico de seu ofício, ainda que aqui e ali questione sua função e existência em um mundo que cada vez mais banaliza a arte, especificamente o cinema. Todos esses questionamentos são incutidos na cabeça do espectador nesse subversivo e desafiador  trabalho, digamos, semiótico do francês Leos Carax, que prefere o subtexto ao didatismo visual de alguns de seus colegas.

Por mais que possa relacionar seu trabalho com a fruição de outros tipos de manifestações, fica óbvio que os paralelos estabelecidos por Carax estão relacionados com seu próprio ofício, o cinema. Na contemporaneidade, poucas manifestações ficaram tão sujeitas à banalidade quanto a sétima arte. Em tempos de inúmeros recursos tecnológicos, facilidades de acesso a conteúdos, antes oferecidos apenas pelas salas de cinema, as histórias e seus meandros humanos acabaram tornando-se descartáveis a tal ponto que não paramos para pensar ou para assimilar qualquer obra audiovisual. Assistimos de qualquer jeito, em qualquer formato, em qualquer lugar.


O delírio de Leos Carax toca fundo qualquer admirador do cinema e que ainda compreende a singularidade dele como arte. Através do trajeto e das ações do personagem de Denis Lavant, que acaba assumindo várias peles ao longo do projeto (um trabalho esquizofrênico), o espectador começa a cair em si e a questionar a forma com que vem conduzindo sua própria relação com o cinema, na qual o tempo de fruição é cada vez menor e a oferta é cada vez maior, ainda que os trabalhos que valem nosso tempo sejam poucos

Holy Motors é um desses exemplares que não fazem questão de seguir cartilhas, um desses filmes que desafiam o espectador a sair da zona de conforto e decifrar metáforas visuais, já que Carax explora ao máximo a potencialidade da linguagem cinematográfica.


Gostando ou não gostando (nesse caso, diria que é mais um estranhamento) não há como deixar de inquietar-se pela ousadia de Holy Motors, um filme que não poupa críticas à indústria, artistas, críticos e público. O longa faz repensar o lugar da arte em nossas vidas, ou mesmo pensar se ainda existe lugar para ela em meio ao orgânico processo de contemplação a que acabamos nos acostumando a submetê-la. 



Holy Motors, 2012. Dir.: Leos Carax. Roteiro: Leos Carax. Elenco: Denis Lavant, Edith Scob, Kylie Minogue, Eva Mendes, Elise Lhomeau, Jeanne Disson, Michel Piccoli, Leos Carax, Elise Caron, Corinne Yam. 115 min. Imovision.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Cada louco com sua loucura
Cada louco com sua loucura
http://3.bp.blogspot.com/-hS6mX36dUM0/UGt_ugC-0yI/AAAAAAAANXw/sD43IefsQOY/s400/holy-lavant-mendes.jpg
http://3.bp.blogspot.com/-hS6mX36dUM0/UGt_ugC-0yI/AAAAAAAANXw/sD43IefsQOY/s72-c/holy-lavant-mendes.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/12/cada-louco-com-sua-loucura.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/12/cada-louco-com-sua-loucura.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código