Medo que transforma

Em As Aventuras de Pi, Ang Lee cria um poderoso conto sobre a fé, a coragem e o rito de passagem


As Aventuras de Pi é um daqueles filmes universais, repleto de ensinamentos morais sobre temas comuns a vida de qualquer um, no melhor sentido que a definição possa atribuir. Durante anos a adaptação do romance de Yann Martel circulou pelas mãos de diretores  como M.Night Shyamalan, Alfonso Cuarón e  Jean-Pierre Jeunet, até cair no colo de Ang Lee, responsável por O Tigre e o Dragão e O Segredo de Brokeback Mountain. E o longa não poderia ter um realizador melhor, Lee é daqueles cineastas que conseguem dialogar com grandes plateias sem que isso afete a qualidade artística de sua obra. 

Em As Aventuras de Pi, o diretor emprega um tom fabulesco para contar a história de Pi, um garoto indiano que fica preso em um bote à deriva em alto mar na companhia de um tigre de bengala, uma hiena, um orangotango e uma zebra. Tudo acontece após um naufrágio que vitima toda a tripulação do navio que transportava Pi, sua família e os animais do zoológico que eles administravam na Índia. A embarcação tinha como destino o Canadá. 


Com um prólogo um tanto quanto extenso, todo o cerne da história se concentra na relação entre Pi e o tigre de bengala Richard Parker, que instintivamente acaba sobrevivendo à disputa entre os animais no bote. Escrito por David Magee, o roteiro busca a transformação e o amadurecimento desse jovem através da situação limite que acaba se impondo em sua vida. A velha máxima das dificuldades que nos criam cascas para enfrentarmos as asperezas do mundo adulto. 

Lee passa praticamente toda a projeção concentrando seu olhar nos esforços louváveis de Suraj Sharma, que assume com bravura o primeiro papel de sua carreira. O jovem ator contracena unicamente com o tigre criado brilhantemente pela equipe de efeitos especiais, que confere expressão e movimentos verossímeis ao animal. 


Com As Aventuras de Pi, Ang Lee recorre ao tom fabulesco e consegue prender o espectador ao seu filme com uma simplicidade e beleza admiráveis. Fora o espetáculo visual que o longa incontestavelmente é, As Aventuras de Pi é uma história que traz consigo uma variedade tão grande de temas e tantas tonalidades de emoção que é praticamente irresistível não ficar maravilhado com tamanho feito na carreira de um cineasta que sempre encontra a emoção nas sutilezas e não no exagero ou na manipulação, como acontece com alguns realizadores.



Life of Pi, 2012. Dir.: Ang Lee. Roteiro: David Magee. Elenco: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Ayush Tandon, Tabu, Adil Hussain, Gautam Belur, Rafe Spall, Gérard Depardieu, Ayan Khan, Mohd Abbas Khaleeli. 127 min. Fox

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Medo que transforma
Medo que transforma
http://4.bp.blogspot.com/-V4TyTYIndpo/UJbUIDQ0IkI/AAAAAAAAN7U/sJf8SEN-rto/s400/life_of_pi_still.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-V4TyTYIndpo/UJbUIDQ0IkI/AAAAAAAAN7U/sJf8SEN-rto/s72-c/life_of_pi_still.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2012/12/medo-que-transforma.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2012/12/medo-que-transforma.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código