Década perdida

Kathryn Bigelow aposta na tensão discreta de A Hora mais Escura para narrar a busca obsessiva de uma agente da CIA pela cabeça de Osama Bin Laden



A Hora mais Escura poderia ser o longa mais desinteressante da lista de indicados ao Oscar 2013. O novo filme de Kathryn Bigelow, assim como seu anterior Guerra ao Terror, trata das consequências do 11 de setembro, acompanhando a caçada de uma agente da CIA a Osama Bin Laden, uma busca que levou praticamente uma década. Com um final que é de conhecimento de todos, a captura e morte do alvo norte-americano, e um tema que encontra facilmente similares na recente filmografia dos EUA, Bigelow poderia se afogar em um mar de obviedades em A Hora mais Escura. No entanto, a primeira diretora a conquistar uma estatueta do Oscar de melhor direção tem seu maior êxito neste filme na medida em que torna interessante todo o percurso que leva ao conhecido desfecho dessa história e ainda nos proporciona uma interessante e coesa reflexão sobre esses dez anos de guerra ao terror. Possivelmente, o melhor trabalho de sua carreira.

Bigelow e seu habitual parceiro, o roteirista Mark Boal, trazem um emaranhado de informações e pistas a serem desvendadas pela protagonista do filme, Maya. Todas elas são condensadas e expostas ao espectador como um grande quebra-cabeças. Como de praxe, Bigelow opta por uma abordagem realista e que pouco flerta com didatismos ou floreios hollywoodianos. E a diretora aqui demonstra uma de suas maiores qualidades, curiosamente algo que é dissociado do universo feminino no cinema: a racionalidade. Semelhante a diretores como David Fincher e Christopher Nolan, Bigelow parece tender a temas e abordagens mais objetivas e documentais. No entanto, o fator diferenciador e, digamos, subversivo de A Hora mais Escura reside em sua protagonista, que não é defendida com alarde ou protegida sob qualquer pretensão feminista pela diretora. Maya é uma mulher jogada aos leões e que tem que aprender a se impor em um universo predominantemente masculinizado, dai sua imersão exagerada na missão.

Para isso, a realizadora conta com o desempenho discreto e preciso de Jessica Chastain, que mais uma vez se firma como um dos nomes mais promissores de sua geração. A atriz compõe com obstinação, paranoia e frieza uma personagem que, em sua própria definição, "não é a garota que transa com o mocinho da história". Desde o início, onde demonstra todo o esforço de Maya em aceitar como natural as sessões de tortura, passando pela frieza com que recebe e assimila a morte da única pessoa com quem conseguiu manter um elo de amizade nos dez anos da missão, até o final catarse, Chastain está brilhante na composição de um processo natural de racionalização e endurecimento de uma personagem que utiliza essas características como auto-proteção. Ao lado de Chastain, há ótimos atores, todos eles em momentos igualmente pontuais e fundamentais para o filme, como Jason Clarke, o torturador disposto a ter uma vida burocrática, e Jennifer Ehle, confidente de Maya que diverge em determinados pontos da protagonista.

Assim como o piloto que pergunta a Maya no desfecho do filme qual seria seu destino agora que sua missão foi cumprida e a mesma paralisa e cai em pranto catártico, os próximos passos da política internacional norte-americana, sobretudo quando o assunto é o terrorismo, continuam em suspenso. O que fazer a seguir? Capturar e assassinar Bin Laden realmente corta o mal pela raiz? E toda a herança deixada por ele? O alvo era mesmo um homem ? A Hora mais Escura não faz apologia à tortura como destacam os sensacionalistas, trata-se de mais um trabalho dedicado de campo da dupla Mark Boal e Kathryn Bigelow, que se distanciaram de qualquer julgamento antecipado sobre os fatos (deixaram todos eles nas mãos do espectador, o que é, infelizmente, cada vez mais raro hoje em dia), em busca de reflexões sobre a atual e emblemática situação dos EUA, na qual cabem mais dúvidas que respostas prontas.




Zero Dark Thirty, 2012. Dir.: Kathryn Bigelow. Roteiro: Mark Boal. Elenco: Jessica Chastain, Jason Clarke, Jennifer Ehle, Kyle Chandler, James Gandolfini, Joel Edgerton, Chris Pratt, Mark Strong, Édgar Ramírez, Reda Kateb, Harold Perrineau. 157 min. Imagem Filmes.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,267,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Década perdida
Década perdida
http://4.bp.blogspot.com/-bbxkR6wauRQ/URfskSGZ5jI/AAAAAAAARAE/hq_QA9CKCNE/s400/zero-dark-30-Chastain-1.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-bbxkR6wauRQ/URfskSGZ5jI/AAAAAAAARAE/hq_QA9CKCNE/s72-c/zero-dark-30-Chastain-1.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2013/02/decada-perdida.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2013/02/decada-perdida.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código