12 Anos de Escravidão


Existem certos filmes que vão além da sua própria existência enquanto obras de um determinado gênero e mostram a sua importância e relevância como tratado para a humanidade. Ainda é cedo para fazer qualquer afirmação sobre o lugar que 12 Anos de Escravidão ocupará para as próximas gerações, mas podemos arriscar o palpite de que o drama do inglês Steve McQueen é um doloroso e dilacerante testemunho para o espectador. Assim, o longa não é somente uma grande obra cinematográfica, mas um relato que cobra das plateias a tolerância a partir do relato em carne viva, ainda não cicatrizada, de um sobrevivente daquela que foi uma das maiores máculas da humanidade, a escravidão.

Dirigido com preciosismo por um Steve McQueen cada vez mais aguçado em sua sensibilidade, 12 Anos de Escravidão conta parte da vida de Solomon Northup, um escravo alforriado que retorna à sua antiga condição após ser sequestrado e enviado ao sul dos Estados Unidos. Northup tem sua identidade usurpada e passa 12 anos de sua vida servindo a senhores de fazenda e testemunhando os abusos destes com seus escravos. A oportunidade de libertação surge quando Northup conhece um abolicionista canadense que lhe permite fugir do seu “senhor” e denunciar os abusos cometidos contra seus companheiros.

Assim como fez em Shame, mas adaptando seu estilo à proposta desse novo projeto, Steve McQueen confere perspectivas inteligentes e originais em sua condução, sabendo dosar cenas que exigem cortes precisos com outras que priorizam longas sequências estáticas, todas condizentes com as situações envolvidas e com a ideia que pretende transmitir ao público. Como narrativa, McQueen faz de 12 Anos de Escravidão um filme duro e cru, sem apelar para a violência explícita (uma cena ou outra que é mais difícil de se assistir) e sem perder o elo emotivo com seu espectador. O roteiro da produção também merece o devido reconhecimento por saber quando é pertinente a existência de diálogos e quando o filme deve ser sustentado por sua linguagem visual, trazendo para o projeto uma consciência cinematográfica que poucos trabalhos dessa temporada possuem.

12 Anos de Escravidão também tem como um dos principais recursos para o seu êxito o intenso e dedicado trabalho do seu elenco. Chiwetel Ejiofor traz para o protagonista uma composição primorosa que mescla momentos de austeridade e contenção com reações de profunda dor e ressentimento. Através dos olhos do ator, as emoções de Solomon Northup são evidentes, ainda que suas ações sugiram uma postura conformista ou passiva demais. Outro desempenho brilhante na fita é o da novata Lupita Nyong’o, intérprete de Patsey, escrava que é forçada a ter relações sexuais com o seu senhor, vivido por Michael Fassbender. Nyong’o é tão delicada e sensível em sua participação no longa que as poucas cenas que tem destaque a transformam em um dos maiores elos emotivos entre espectador e obra. Há ainda ótimos desempenhos do próprio Fassbender, Sarah Paulson – excepcional como sua esposa rancorosa – , Paul Giamatti, Paul Dano e Benedict Cumberbatch. Enfim, um melhor que o outro.

A coragem de 12 Anos de Escravidão não está somente na forma com que toca em uma das feridas abertas da sociedade norte-americana, poucas vezes explorada em sua filmografia (até mesmo o Holocausto é mais frequente), mas na veemência com que aborda a temática. Uma veemência que não precisa ser sensacionalista ou panfletária para se mostrar efetiva e atingir em cheio a consciência da sua própria plateia, mas uma veemência sustentada na sensibilidade de um cineasta atento à sua própria linguagem e que não mede esforços para transformar seu filme em um relato humano e não apenas em mais um capítulo da sua ascendente carreira.

 



COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,267,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: 12 Anos de Escravidão
12 Anos de Escravidão
http://1.bp.blogspot.com/-TXhDaooh24M/U2cCyMeVpvI/AAAAAAAATEw/Ft1Ui4abIUc/s1600/12-Years-a-Slave_2787935b.jpg
http://1.bp.blogspot.com/-TXhDaooh24M/U2cCyMeVpvI/AAAAAAAATEw/Ft1Ui4abIUc/s72-c/12-Years-a-Slave_2787935b.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2014/05/12-anos-de-escravidao.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2014/05/12-anos-de-escravidao.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código