O Homem Duplicado


 
O Homem Duplicado se junta a Inside Llewyn Davis - Balada de um Homem Comum e Sob a Pele como uma das obras cinematográficas mais instigantes do ano. Com sua já atestada preferência por tramas que investigam um lado não tão agradável da natureza humana, o cineasta canadense Dennis Villeneuve radicaliza  de vez em sua abordagem nesse suspense que flerta com o cinema onírico, introspectivo, lisérgico e sombrio de David Lynch (Cidade dos Sonhos), mas também com a maneira como Darren Aronofsky (Cisne Negro) realiza a simbiose entre a psicologia do seu protagonista e a forma do filme. Baseado no romance de José Saramago, O Homem Duplicado não só explora a profunda e conturbada psicologia do seu personagem central como a transforma em espaço e engrenagem da própria narrativa. Não seria o tipo de narrativa que recomendaríamos a todos porque é difícil mesmo para o público se acostumar e entender que abordagens radicalmente opostas aos padrões de narração cinematográfica e que exigem uma constante decifração, já que tudo que está na tela não pode ser interpretado em seu sentido literal, são positivas e trazem um aperfeiçoamento da própria gramática cinematográfica. É um estranhamento comum, do qual outras obras foram "vítimas". Não à toa, lá fora, O Homem Duplicado teve uma recepção tão amarga.

O filme tem como ponto de partida a vida do professor universitário Adam Bell (os nomes foram adaptados para o filme e apesar da alcunha Tertuliano Máximo Afonso ser funcional no livro, aqui não faz tanta falta assim) que descobre em um filme um ator idêntico a ele. Bell, entediado com sua própria vida, começa a procurar esse homem para tentar saber a razão de tamanha semelhança. Logo, as vidas dos dois personagens passam a se entrelaçar e suas decisões começam a interferir nas suas rotinas e afetar os relacionamentos amorosos de ambos. No mais, desculpem amigos, mas fazer uma sinopse mais esmiuçada do que isso seria sacrificar a experiência de todos de desvendar o que existe por trás desses personagens pouco a pouco, tal qual deseja Denis Villeneuve.

Já que tocamos no nome do diretor de O Homem Duplicado é preciso enaltecer a sua coragem e o seu esforço de apropriar-se sem violentar a ideia central da obra de José Saramago. Como poucos cineastas na sua mesma posição, Villeneuve não se intimidou com a carga  de cobrança externa e interna por estar adaptando o livro de um autor cultuado como Saramago e imprimiu vida própria ao seu filme, mantendo os propósitos da obra original, mas fazendo os cortes e as adaptações necessárias, claro que com a ajuda do roteirista Javier Gullón. O Homem Duplicado de Villeneuve tem muita personalidade enquanto obra audiovisual, tendo como ponto de sustentação recursos como a fotografia que abusa do tom sépia, os ambientes impessoais, uma montagem que obedece aos comandos do diretor e acompanha o desenvolvimento dos seus personagens, todos em perfeita comunhão para criar uma atmosfera que intriga o espectador do início ao fim. O elenco é outra peça fundamental na engrenagem da obra. E se alguém não tinha firmeza em Jake Gylenhaal como ator, é melhor rever os conceitos. Interpretando duas personalidades completamente opostas que  colidem no terceiro ato do filme, Gylenhaal dá conta do recado de maneira  muito eficiente. O ator também está cercado por ótimas companhias, já que Mélanie Laurent (a namorada de Adam) e, principalmente, Sarah Gadon (a esposa do ator) dão conta do recado e funcionam como peças fundamentais para o desfecho do mistério em torno dos sósias.

Preferia não adentrar nas interpretações da obra pois, como já disse, estragaria a experiência do leitor/espectador. Como esse exercício de falar sobre um filme sem revelá-lo é extremamente complicado e posso acabar soltando algo, peço (e espero que seja ouvido) que pare de ler esse texto a partir de agora, caso não tenham visto o filme. O que pode ser dito é que Villeneuve esmiúça o elo entre Adam e seu sósia de maneira brilhante para chegarmos a uma conclusão satisfatória que nos obriga a fazer um retrospecto das pistas deixadas pelo filme desde o início. Com o claro intuito de falar sobre esse compreensível e arriscado desejo que temos de estar na pele de outra pessoa e de dar vazão a nossas mais recônditas fantasias abafadas por nossa vida corrente, o realizador traz um exercício de reflexão louvável se voltarmos e pararmos para pensar um pouco mais em toda a "engenharia" que ele construiu até chegar ao seu desfecho. Esse exercício de assimilar a obra com o devido tempo, sem a necessidade de conclusões imediatas que são tão correntes nesse consumo instantâneo que é feito com cada vez mais frequência no que concerne ao audiovisual, é  o que torna O Homem Duplicado uma preciosidade no meio de tantos trabalhos "mastigados" e com conclusões e interpretações prontas. Aqui, o público é parte da própria obra e isso é fascinante.

O Homem Duplicado é daqueles tipos de filme que chega a ser arriscado traçar um "diagnóstico" sobre ele no seu lançamento pois corre o risco de cometermos uma leviandade. É o tipo de obra que merece ser vista, revista, dissecada e estudada em suas camadas. Não querendo ser definitivo nessas últimas linhas sobre o filme, recomendo apenas que se deem a oportunidade de conferir esse filme desafiador e por vezes desconfortante em sua linguagem. É incomum - não digo original porque Denis Villeneuve tem suas fontes -, mas é com esse tipo de empreitada que o cinema avança e que a gente aprende a refinar e ser mais exigente como espectador, dialogar com a obra e não encerrar abruptamente nossa relação com ela com o subir dos créditos. Afinal, como sugere a própria epígrafe do longa, "Caos é a ordem ainda indecifrada". Portanto, tentemos decifrar O Homem Duplicado. É recompensador.

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,270,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: O Homem Duplicado
O Homem Duplicado
http://4.bp.blogspot.com/-Jg1TBvsZI3g/U64dyXN_oHI/AAAAAAAATMI/v1p4IInVubQ/s1600/ENEMY_DAY4-0124.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-Jg1TBvsZI3g/U64dyXN_oHI/AAAAAAAATMI/v1p4IInVubQ/s72-c/ENEMY_DAY4-0124.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2014/06/o-homem-duplicado.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2014/06/o-homem-duplicado.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código