Operação Sonia Silk


Operação Sonia Silk é um projeto produzido pela atriz Leandra Leal e pelos jovens cineastas Bruno Safadi e Ricardo Pretti que tem como intuito reverenciar a empreitada realizada pelos diretores Júlio Bressane e Rogério Sganzerla à frente da produtora Belair na década de 1970, experimentando a linguagem cinematográfica através de um cinema que ficou conhecido como cinema marginal. A proposta era reconstruir ao máximo que podiam certos dogmas narrativos através de produções baratas que permitiam uma produtividade acima da média para os padrões brasileiros. Leal e os diretores, ao lado dos atores Mariana Ximenes e Jiddu Pinheiro realizaram então três filmes com este espírito, O Uivo da Gaita, O Rio nos Pertence e O Fim de uma Era e batizaram a trilogia de Operação Sonia Silk em homenagem a uma das personagens mais icônicas desta escola, interpretada pela atriz Helena Ignez no filme Copacabana, mon amour, de Rogério Sganzerla. 


O Uivo da Gaita



O Uivo da Gaita é uma história de amor. O enfoque da história são os riscos e a tensão que dominam o jogo de sedução entre os amantes, além dos corações partidos frutos de uma dinâmica que, no final das contas, é vivenciada por dois. Simples assim. O cineasta Bruno Safadi conta a história do triângulo entre o casal Antônia (Mariana Ximenes) e Pedro (Jiddu Pinheiro) e o terceiro elemento desestabilizador, que, na verdade, desestrutura para instaurar uma nova ordem, mas uma ordem mais sincera e honesta com os sentimentos de todos os envolvidos, Luana (Leandra Leal). Safadi evita os diálogos e abusa do potencial imagético como produtor de códigos e sensações no espectador. Os personagens pouco falam, diálogos esparsos e o que ocorre em cena é uma performance inventiva das dinâmicas de encontro, sedução, obsessão, desprendimento, comunhão, enfim, algo que fica claro em sequências nas quais Luana e Pedro se alternam pela atenção de Antônia. 

O Rio nos Pertence



O mais interessante dos três filmes, O Rio nos Pertence coloca o Rio de Janeiro como seu cenário, mas inverte a lógica costumeira de sua apresentação ao espectador. Ao invés de uma cidade marcada pelo verão, pelo caráter acolhedor do seu povo e pelas belezas naturais, o Rio de Janeiro é retratado pelo diretor Ricardo Pretti como um típico cenário de filme de terror. Macabro e sombrio, O Rio nos Pertence traz Leandra Leal como Marina, uma jovem que mora há anos fora do país e retorna a sua cidade natal, o Rio de Janeiro. A personagem é assombrada por um traumático evento do seu passado e reencontra uma antiga paixão e a sua irmã, personagem de Mariana Ximenes, que nutre uma mágoa após ter sido abandonada por Marina por tanto tempo. Neste filme, Pretti consegue criar uma atmosfera soturna o suficiente para gerar no espectador a sensação de claustrofobia e pavor que a protagonista sente corriqueiramente. É o filme que mais consegue reverenciar o cinema marginal sem deixar de lado a execução de uma narrativa com regras próprias. 

O Fim de uma Era



O único título do projeto dirigido em parceria por Bruno Safadi e Rodrigo Pretti é uma espécie de making of  estilizado das outras duas produções. Reunindo arquivos das filmagens de O Uivo da Gaita e O Rio nos Pertence em belíssimos planos em preto e branco, O Fim de uma Era é sugestivo em seu título e evoca melancolicamente algumas histórias de amor vividas nos bastidores de um tempo do cinema sugerido como um período que não volta mais. Repleto de nostalgia e dor, O Fim de uma Era tem sua estrutura dividida em histórias narradas por grandes figuras do cinema marginal que o projeto tenta homenagear, como Maria Gladys e Helena Ignez. Ainda que consiga transmitir toda sorte de sensações com pouquíssimos recursos, o que é um mérito, O Fim de uma Era é levemente inferior aos outros dois filmes, um capítulo bem menos ambicioso da trilogia, mas não menos interessante. 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,268,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Operação Sonia Silk
Operação Sonia Silk
http://4.bp.blogspot.com/-YXazota_p0c/VXZqPKkusEI/AAAAAAAATxU/Ig2oMlsv6-M/s640/opera%25C3%25A7%25C3%25A3-2.jpg
http://4.bp.blogspot.com/-YXazota_p0c/VXZqPKkusEI/AAAAAAAATxU/Ig2oMlsv6-M/s72-c/opera%25C3%25A7%25C3%25A3-2.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2015/06/operacao-sonia-silk.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2015/06/operacao-sonia-silk.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código