Ponte dos Espiões



O lado mais "sério" da filmografia de Steven Spielberg poucas vezes me animou. Ao mesmo tempo em que ele foi capaz de criar verdadeiras obras-primas abordando temas contundentes em universos realistas, como A Lista de Schindler ou O Resgate do Soldado Ryan, o diretor concebe um filme aborrecido e verborrágico como Lincoln (conclusão que cheguei após uma revisão do longa, já que meu primeiro contato com ele foi bem amistoso) ou até mesmo Amistad. O Spielberg escapista sempre me pareceu mais sedutor e sem auto-censura, um cineasta que não condena as suas próprias inclinações com a emoção escancarada, o universo da infância e a imaginação sem limites. Particularmente, prefiro esse Spielberg que fez minha infância com a franquia Indiana Jones, Jurassic Park e E.T. - O Extraterrestre a versão mais "controlada" e sisuda do diretor. Ponte dos Espiões pertence ao grupo dos longas "sérios" da carreira do realizador, nos coroando com sua leitura sobre a Guerra Fria. Ainda bem que, mesmo que seja um Spielberg realista, Ponte dos Espiões é um longa que caminha na mesma linha de excelência de A Lista de Schindler O Resgate do Soldado Ryan e evita os caminhos de Lincoln ou Amistad.

Ambientado na Guerra Fria, Ponte dos Espiões conta o caso verídico de um advogado que trabalhava com conflitos judiciais envolvendo seguros e foi convocado para defender um espião soviético preso pelo governo norte-americano. No decorrer do julgamento, o protagonista acaba sendo enviado para Berlim a fim de que possa negociar a libertação do espião em troca de um agente norte-americano capturado pelos soviéticos. 

Ponte dos Espiões é um filme cujas ações ocorrem quase que em sua totalidade nas conversas e negociações de gabinete que são protagonizadas pelos seus personagens, algo bem parecido com o que Spielberg fez em Lincoln. Porém, curiosamente, Ponte dos Espiões evita a pomposidade do longa anterior do diretor e opta até mesmo por um certo bom humor para tornar a história fluida - nisso, a co-autoria do roteiro pelos irmãos Coen deve ter favorecido o filme. Spielberg consegue transpor para a  tela o clima da Guerra Fria em suas paranóias, conversas sigilosas e a tensão acobertada pelo clima de uma falsa amistosidade.

É certo que ao inserir todas as ações do longa em ambientes fechados como escritórios, salas de audiência e gabinetes, Spielberg acaba fazendo com que seu filme não tenha tantos momentos visualmente icônicas como o restante da sua filmografia, que entre tantas referências visuais podemos listar a violenta sequência do ataque na praia de Omaha em O Resgate do Soldado Ryan ou a inesquecível bicicleta voadora em E.T. - O Extraterrestre, mas seria incoerente o realizador encher Ponte dos Espiões desses momentos, afinal estamos tratando de um período pós-Segunda Guerra Mundial marcado pela presença de conflitos e do receio de levá-los da "porta para fora". A sobriedade e o cuidado com os excessos são fundamentais e revelam-se como escolhas acertadas do realizador. 

À frente do seu filme, Spielberg conta com Tom Hanks que confere não apenas credibilidade ao protagonista mas também a empatia do público, já que seus propósitos, profissionais ou familiares, são compreensíveis e passíveis de admiração. Ponte dos Espiões conta ainda com a presença de um verdadeiro achado chamado Mark Rylance, ator que interpreta o espião soviético Rudolf Abel, peça central da negociação EUA e União Soviética mostrada no filme. Mark Rylance é responsável por uma composição meticulosa e muito interessante, transformando Rudolf Abel em um tipo peculiar, mas não uma caricatura através do seu jeito calmo, olhar pacífico e sua voz suave . Rylance já venceu prêmios importantes do teatro como o Olivier e o Tony, foi indicado ao Emmy por seu papel na minissérie Wolf Hall e tem chances de ser indicado ao Oscar por esse longa. Se ocorrer a nomeação, será bem merecido.

 Nada burocrático ou aborrecido, Ponte dos Espiões é um filme que aborda questões históricas e políticas sérias sem esquecer do seu aspecto humano e, consequentemente, da sua conexão com o espectador. É claro que nos minutos finais do seu filme, Steven Spielberg não se esquece de sublinhar o esforço empreendido pelo seu protagonista, alçando-o a categoria de herói sem concessões. Não estaríamos falando de um filme de Steven Spielberg caso o longa não apresentasse este arco dramático. O que importa é que Ponte dos Espiões consegue ter consistência, coerência e logicidade interna, aspectos que não chegam a transformá-lo em mais uma obra-prima de Steven Spielberg (está difícil encontrá-la na filmografia recente do diretor), mas, pelo menos, em um excelente filme. 


Bridge of Spies, 2015. Dir.: Steven Spielberg. Roteiro: Matt Charman, Joel e Ethan Coen. Elenco: Tom Hanks, Mark Rylance, Amy Ryan, Alan Alda, Austin Stowell, Will Rogers, Domenick Lombardozzi, Joshua Harto, Billy Magnussen. Fox. 142 min. 

COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,105,Resenhas,271,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: Ponte dos Espiões
Ponte dos Espiões
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx0sYuc6Sh43obiM0OWom3uSpUfY9_6ELpLpZulloR7lTmITwxLW8qJ96OLcp8y44Fc__SKYPCRNliE8NyMXbB3bNYH-9TYf6Ur_cKEfGx6eK4QX3qhU4EhoiBCrWzCOIlaXNBcDjtLxmh/s640/bridge3.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhx0sYuc6Sh43obiM0OWom3uSpUfY9_6ELpLpZulloR7lTmITwxLW8qJ96OLcp8y44Fc__SKYPCRNliE8NyMXbB3bNYH-9TYf6Ur_cKEfGx6eK4QX3qhU4EhoiBCrWzCOIlaXNBcDjtLxmh/s72-c/bridge3.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2015/10/ponte-dos-espioes.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2015/10/ponte-dos-espioes.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código