(Crítica) Truque de Mestre - O 2º Ato



O primeiro Truque de Mestre não era um dos títulos mais memoráveis do circuito em 2013, mas tinha lá o seu charme. Como o filme dirigido por Louis Leterrier sobre um grupo de mágicos conhecido por roubar instituições bancárias e presentear suas plateias com as fortunas dos seus cofres rendeu cerca de US$ 117 milhões em bilheteria somente nos EUA, a conclusão lógica da sua trajetória era que rendesse continuações, compondo assim uma franquia protagonizada pelos ilusionistas chamados de "Os quatro cavaleiros". Acontece que se o filme de 2013 era um passatempo com suas doses de exagero e burocracia narrativa, mas relativamente bem formatado dentro dos seus próprios propósitos, Truque de Mestre - O 2º Ato, sua continuação que chega essa semana aos cinemas, é um dos títulos mais capengas da safra recente de blockbusters norte-americanos.

No filme, o grupo de mágicos composto pelos personagens dos atores Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Dave Franco e agora Lizzy Kaplan (que "substitui" Isla Fisher, cuja ausência é sequer bem explicada ou resolvida pelo filme, o mesmo se aplica a francesa Mélanie Laurent, que também não está nessa continuação) está mais uma vez às voltas com o FBI. A história agora ganha como segundo agente "desestabilizador" do grupo o personagem de Daniel Radcliffe, um jovem prodígio que recruta os mágicos para uma missão perigosa e desafiadora, recuperar um chip de computador que lhe dará amplos poderes.

Completamente banal, a trama do filme é desenhada por seus roteiristas como se fosse engenhosa ao extremo. Esse é apenas um dos pontos cegos dessa continuação. Entre relações não aprofundadas e tratadas com desleixo, como a tensão entre os personagens de Ruffalo e Eisenberg e a origem do vilão vivido por Daniel Radcliffe, um dos elos mais descartáveis da trama ainda que muito da sua publicidade gire em torno dele, Truque de Mestre - O 2º Ato é um filme sem ritmo, enfadonho e que aborrece o espectador sem muito esforço, tornando-se uma jornada espectatorial longa demais ainda que - pasmem! - tenha menos de duas horas de projeção. Isso fruto da inabilidade do seu roteiro de criar situações que justifiquem a continuação, mas principalmente do diretor Jon M. Chu (de G.I. Joe - Retaliação), que consegue fazer um trabalho sensivelmente pior do que aquele que fora realizado pelo seu antecessor, o mal-afamado Louis Leterrier.  

Há adições desnecessárias a trupe que vão desde Radcliffe, como já mencionado, Woody Harrelson, que vive um irmão gêmeo do seu personagem, algo completamente aleatório na história (como se já não fosse o suficiente os demais elementos descartáveis desse filme), e Lizzy Kaplan interpretando uma personagem simplesmente inócua. Como se não bastasse proporcionar aos seus atores o constrangimento de extrair "leite de pedra" com personagens ocos e ausentes de maiores conflitos, o roteiro de Ed Solomon e Pete Chiarelli ainda é capaz de produzir algumas "pérolas" para a posteridade, a maioria proferidas por Morgan Freeman, que de ator respeitável consegue ser transformado em um dos elementos mais risíveis do longa em suas aparições despropositadas e marcadas por frases do tipo "postagem do dia no Facebook".

Ao final de Truque de Mestre - O 2º Ato não há muito para onde ir em termos criativos, ainda que de maneira oportunista o filme abra algumas "janelas" que acenam para uma terceira, quarta, quinta ou seja lá quantas continuações a ganância dos seus envolvidos conseguirem bancar. Esse segundo longa é completamente dispensável e preguiçoso, feito a toque de caixa, enredando um elenco acima de qualquer suspeita em um material-base que não tem a menor substância ou o mínimo cuidado em seu tratamento final.


Now You See Me 2, 2016. Dir.: Jon M. Chu. Roteiro: Ed Solomon e Pete Chiarelli. Elenco: Mark Ruffalo, Jesse Eisenberg, Woody Harrelson, Dave Franco, Lizzy Caplan, Morgan Freeman, Daniel Radcliffe, Michael Caine, Sanaa Lathan, Jay Chou, Henry Lloyd Hughes. Paris Filmes, 115 min.

Clique aqui e leia nosso drops sobre Truque de Mestre de 2013.

Assista ao trailer:


COMENTÁRIOS

Nome

Agenda,14,Checklist,11,Cinco Atos,1,Crítica,315,DVD & Blu-Ray,6,É Tudo Verdade,3,Editorial,2,Ensaios e Artigos,19,Entrevista,2,Extras,9,Listão,34,Matéria Especial,28,Mostra SP,6,Notícias,39,Podcast,3,Prévia,77,Radar Crítico,20,Recomendações,102,Resenhas,260,Rewind,15,TV & Streaming,80,Vídeo,10,Vilões que Amamos Odiar,1,
ltr
item
Chovendo Sapos: (Crítica) Truque de Mestre - O 2º Ato
(Crítica) Truque de Mestre - O 2º Ato
https://3.bp.blogspot.com/-d4NvUrjyD1E/V1Q4_svzwHI/AAAAAAAAVTk/h2WF419YnEYWft4h5QQUzUgNwycy4m-TwCLcB/s400/Untitled%2Bdesign%2B%252812%2529.jpg
https://3.bp.blogspot.com/-d4NvUrjyD1E/V1Q4_svzwHI/AAAAAAAAVTk/h2WF419YnEYWft4h5QQUzUgNwycy4m-TwCLcB/s72-c/Untitled%2Bdesign%2B%252812%2529.jpg
Chovendo Sapos
http://www.chovendosapos.com.br/2016/05/critica-truque-de-mestre-o-2-ato.html
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/
http://www.chovendosapos.com.br/2016/05/critica-truque-de-mestre-o-2-ato.html
true
3477978344278040615
UTF-8
Posts carregados Nada encontrado! VEJA MAIS Leia mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início PÁGINAS POSTS Ver todos RECOMENDADO PARA VOCÊ CATEGORIA ARQUIVO PESQUISAR TODOS OS POSTS Nada encontrado VOLTAR Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sab Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Agora 1 minuto atrás $$1$$ minutes ago 1 hora atrás $$1$$ hours ago Ontem $$1$$ days ago $$1$$ weeks ago mais de 5 semanas atrás Seguidores Seguir ESSE CONTEÚDO É PREMIUM Por favor, compartilhe para liberar! Copie todo o código Selecione todo código Todos os códigos foram copiados Não foi possível copiar o código